Menu

Angiotomografia de Coronárias

O que é o exame:

O exame de Angiotomografia do coração, permite detectar e quantificar entupimentos nas artérias coronárias (vasos responsáveis pela irrigação sanguínea do coração, e que quando obstruídos podem levar ao infarto agudo do miocárdio).
De maneira mais simples e minimamente invasiva, o exame produz imagens semelhantes àquelas obtidas ao cateterismo, e é atualmente um dos principais testes utilizados na pesquisa da doença coronariana em pacientes com queixas como dor no peito.
Exame com contraste iodado e acoplado ao ECG.

Como pode ser solicitado:

Angiotomografia coronariana.
Angiotomografia de coronárias.
Angiotomografia Computadorizada de coronárias.
Angiotomografia Computadorizada de coronárias com contraste.

Principais indicações:

Cobertura obrigatória, conforme estabelecido no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (listado no Anexo I da RN no 387, de 2015):
Avaliação inicial de pacientes sintomáticos com probabilidade pré-teste de 10 a 70% calculada segundo os critérios de Diamond Forrester revisado, como opção aos outros métodos diagnósticos de doença arterial coronariana.
Avaliação de pacientes com quadro clínico e exames complementares conflitantes, quando permanece dúvida diagnóstica mesmo após a realização de exames funcionais para avaliação de isquemia.
Sintomas de síndrome coronariana aguda ou equivalente anginoso em pacientes sem alterações isquêmicas agudas no ECG e marcadores de necrose miocárdica negativos.
Avaliação de pacientes com diagnóstico estabelecido de insuficiência cardíaca (IC), onde permaneça dúvida sobre a etiologia da IC mesmo após a realização de outros exames complementares.
Avaliação de coronária anômala.