Menu

Angiotomografia computadorizada multislice das coronárias

Este é um exame anatômico não invasivo, feito em tomógrafo mustilice Philips Brilliance de 64 canais. Utiliza apenas punção venosa periférica para injeção de contraste iodado e tem duração de 5 a 10 minutos.
A Angiotomografia avalia a presença de aterosclerose seja ela obstrutiva ou não, além de auxiliar outros procedimentos cardiológicos como planejamento de troca valvar percutânea ou intervenções eletrofisiológicas.
Indicações:

– Avaliação inicial de pacientes sintomáticos com probabilidade pré-teste de 10 a 70% calculada segundo os critérios de Diamond Forrester revisado, como opção aos outros métodos diagnósticos de doença arterial coronariana.

– Avaliação de pacientes com quadro clínico e exames complementares conflitantes, quando permanece dúvida diagnóstica mesmo após a realização de exames funcionais para avaliação de isquemia.

– Sintomas de síndrome coronariana aguda ou equivalente anginoso em pacientes sem alterações isquêmicas agudas no ECG e marcadores de necrose miocárdica negativos.

– Avaliação de pacientes com diagnóstico estabelecido de insuficiência cardíaca (IC), onde permaneça dúvida sobre a etiologia da IC mesmo após a realização de outros exames complementares.

– Avaliação de coronária anômala.