Menu
Imagem Cardiovascular

Ressonância Magnética Cardíaca

Preparo

Se você não é claustrofóbico (medo de espaços fechados)

  • Você não precisará de sedativo;
  • Coma normalmente;
  • Tome seus medicamentos normalmente;

Se você é claustrofóbico

  • Você pode marcar sua ressonância magnética com sedação (Na Uniscan o médico anestesista acompanha todo o exame);
  • Se for fazer o exame com sedação, não pode comer nenhum alimento sólido por seis horas antes de receber o sedativo para evitar náuseas. Você pode tomar líquidos claros (suco de maçã, gelatina, café ou chá preto, água) até duas horas antes do horário da medicação;
  • Você pode tomar seus medicamentos regulares, a menos que seu médico suspenda;
  • Para sua segurança, leve um acompanhante para levá-lo para casa.
  • Tome sua medicação regular com goles de água;
  • Se você não precisa de sedação, não solicite.
Exame de Ressonância Magnética

O exame de Ressonância Magnética usa ímãs super poderosos para criar suas imagens. Para sua segurança é necessário retirar todos os itens metálicos ou magnéticos que estejam com você. Informe a equipe de ressonância magnética se houver implantes metálicos ou qualquer metal sob a pele. A maioria dos implantes metálicos, como fios esternais e clipes de mediastino usados para cirurgia cardíaca, não apresentam problemas. No entanto, algumas condições podem tornar uma ressonância magnética desaconselhável. Informe na marcação e na hora de fazer o exame se você tiver alguma das seguintes condições:

  • Marcapasso implantado ou desfibrilador;
  • Clipe de aneurisma cerebral (clipe de metal em um vaso sanguíneo no cérebro);
  • Gravidez;
  • Bomba de insulina implantada, bomba de narcótico ou estimuladores de nervos implantados (TENS) para dor nas costas;
  • Metal no olho ou na órbita do olho;
  • Implante coclear (ouvido) para deficiência auditiva;
  • Alguns stents – embora a maioria dos stents seja segura, alguns stents podem não ser (por exemplo, o enxerto endovascular Zenith AAA).

Use uma camisa ou blusa que possa ser facilmente removida. As mulheres devem usar um sutiã que possa ser facilmente removido antes do exame. Uma roupa especial será fornecida para a realização do exame.

Como o exame é feito

  1. Um técnico de ressonância magnética irá prepará-lo para o seu exame.
  2. Você vai colocar uma roupa da Uniscan.
  3. O técnico colocará pequenos remendos pegajosos com eletrodos em seu peito e nas costas. Os homens podem esperar ter o tórax parcialmente raspado para ajudar na fixação dos eletrodos. Os eletrodos são conectados a um monitor de eletrocardiógrafo (ECG), que mapeia a atividade elétrica do seu coração durante o teste.
  4. Um cateter intravenoso será inserido em uma veia de seu braço para administração de contraste (corante).

A unidade de scanner de ressonância magnética é um tubo longo que examina o corpo enquanto você está deitado em uma cama. É totalmente iluminado e ventilado e aberto nas duas extremidades. Um sistema de intercomunicação permite que você fale com os operadores do scanner durante o teste.

Como funciona a ressonância magnética

Você ficará deitado de costas na mesa do scanner, com a cabeça e as pernas elevadas para maior conforto. Durante o exame, você deverá ficar o mais imóvel possível. O técnico pedirá que você prenda a respiração periodicamente por curtos períodos para reduzir o borrão das imagens devido ao movimento respiratório.

Durante a varredura, você pode ouvir ruídos altos, que podem ser abafados com fones de ouvido ou tampões de ouvido que você receberá antes do início do exame.

A realização do exame de ressonância magnética leva cerca de 30 a 75 minutos, dependendo da extensão da imagem necessária.

Após o procedimento

Se você recebeu sedação

A enfermeira de ressonância magnética lhe dará instruções sobre quando você pode comer, beber e retornar às atividades normais.
Um companheiro deve levá-lo para casa.

Se você não recebeu sedação

Você pode retomar suas atividades normais e dieta normal imediatamente.

Seu médico discutirá os resultados do seu teste com você.
Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida sobre a ressonância magnética.