A AIDS é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil, e sete pessoas morrem por dia em São Paulo.
O meio mais simples e acessível de prevenção ao HIV é o uso de preservativos masculino e feminino em todas as relações sexuais, mas algumas medidas adicionais podem ajudar a reforçar essa segurança. Confira:
Por muito tempo, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV, se limitava ao uso da camisinha. Claro que o preservativo continua sendo o carro-chefe na prevenção, mas…
Você sabia que existem outros métodos de prevenção?
- PREP
A profilaxia pré-exposição – PREP consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.
É gratuito e fornecido pelo SUS!
- PEP
A profilaxia pós-exposição – PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio.
Também é gratuita pelo SUS!
- Camisinha
Mas a camisinha segue sendo o principal método de prevenção do HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis.
Também é recomendado fazer testes rápidos para ISTs periodicamente.
Aids é uma doença causada pelo vírus HIV que não tem cura, mas tem tratamento. Previna-se!
1 de dezembro | Dia Mundial de Luta contra a Aids