- Endometriose é contagiosa?
Mito. A causa da doença ainda não foi descoberta, mas podemos afirmar que é impossível pegar endometriose.
- A endometriose não tem cura.
Verdade. A endometriose é uma doença crônica, ou seja, vai persistir por toda a vida da mulher. A doença compromete o sistema reprodutor feminino, no entanto, pode ser controlada por diferentes tratamentos.
- A endometriose sempre causa dor.)
Mito. Normalmente, a endometriose tem como sintomas a dor pélvica, principalmente nos casos mais severos da doença, em que a paciente sente dor à palpação. No entanto, nem sempre ela causa dor.
- A endometriose não tem prevenção.
Verdade. Infelizmente, não existem formas de prevenção primária da endometriose, pois ainda não se sabe a causa do problema.
A endometriose atinge aproximadamente 10% das mulheres em idade fértil.
O diagnóstico, se for demorado, pode comprometer a eficácia dos tratamentos e a qualidade de vida das pacientes. Exames como ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética de pelve com protocolos específicos são essenciais para diagnosticar, graduar e mapear os focos de endometriose, orientando o melhor tratamento para cada caso.
Ao perceber os primeiros sintomas, como dores intensas durante o período menstrual, é crucial buscar a orientação de um médico rapidamente. O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental na prevenção de complicações futuras.
Se precisar marcar seu exame conosco, entre em contato! Estamos aqui para ajudar. 😁