Menu

Você sabe o que é Angiotomografia?

É um exame de diagnóstico rápido que possibilita a perfeita visualização das veias e artérias do corpo, usando modernos equipamentos em 3D, fundamental para um melhor entendimento dos resultados das doenças coronarianas e cerebrais.

A angiotomografia existe para todas as partes do corpo, mas nessa edição iremos dar ênfase a Coronariana. A seguir, confira a abordagem sobre o assunto, do médico cardiologista da Unicor e da Uniscan, Dr. José Guilherme Cazelli.

Angiotomografia de Coronárias

A Angiotomografia de artérias coronárias é um exame contrastado e não invasivo, realizado por tomógrafo de tecnologia avançada e que permite o estudo tridimensional do coração e suas artérias. Dura cerca de 10 a 15

minutos e o paciente pode retornar às suas atividades normais logo em seguida.

O exame permite a avaliação de placas de gordura ou de cálcio dentro das artérias do coração (coronárias), responsáveis por causar dor no peito e infarto.

A doença coronariana é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. É fundamental a realização da angiotomografia coronariana na avaliação de pacientes com dor no peito, principalmente os que possuem pressão alta, diabetes, colesterol alto, que são fumantes e história de infarto na família ou que já passaram por uma cirurgia de coração. Recomenda-se também em pacientes que apresentam outros exames do coração alterados e em pacientes com ponte de safena ou mamária que necessitam de avaliação.

Todas as orientações referentes ao preparo para o exame são realizadas pela equipe de marcação da Uniscan. Consiste no jejum de 4 horas e a manutenção dos medicamentos de uso habitual, exceto os que contém a Metformina em sua composição, que deverão ser suspensos dois dias antes do exame.

Pacientes com história de alergia são orientados individualmente. O resultado leva até 5 dias para ser entregue ao paciente.

José Guilherme Cazelli – Cardiologista – CRM 9843

Fotos de reconstrução tridimensional do coração e artérias coronarianas realizada na Uniscan:

imagens-reconstrucao